quinta-feira, 12 de abril de 2012

Programa da Globo mostra lado marrento de Anderson Silva e irrita o lutador




O programa “Profissão Repórter”, comandado pelo jornalista Caco Barcellos na Rede Globo, foi ao ar na última terça-feira com a proposta de humanizar os lutadores de MMA, decantados pela própria emissora como os “gladiadores do terceiro milênio”. Para isso, acompanhou a estreia de um lutador no esporte, a rotina de duas mães de família que usam a luta para sustentar filhos pequenos e pretendia se aproximar de Anderson Silva, grande astro da modalidade.
Ver em tamanho maior
Anderson Silva

As cenas de intenso esforço físico de Raoni Barcellos para entrar no peso antes de uma luta e a rotina de dona de casa das rivais Aline e Kalindra retrataram bem os bastidores dos “heróis anônimos”. A parte de Anderson Silva, no entanto, ficou bem longe do esperado, e mostrou um suposto lado marrento do astro.

No programa, o repórter Fernando David tentou estabelecer contato com o campeão dos médios do UFC em um evento no Rio de Janeiro, fez algumas perguntas e não teve sucesso ao tentar agendar uma matéria com Anderson Silva. O lutador disse ao jornalista que qualquer entrevista teria de ser agendada com a 9ine, agência comandado pelo ex-jogador de futebol Ronaldo, que orienta a carreira do astro do MMA.

A 9ine repetiu ao repórter da Globo o discurso que vem sendo adotado nos últimos meses. A agenda de imprensa do lutador está fechada por conta da preparação para a luta contra Chael Sonnen, que acontecerá no Engenhão, em junho. Caco Barcellos, que comanda o show e orienta os jovens jornalistas, se surpreendeu. “Eu me lembro de tê-lo visto no ano passado em diversos programas de jornalismo, entretenimento”, disse o veterano a Fernando David.

A reportagem do Profissão Repórter, então, tentou traçar um perfil de Anderson em Curitiba, cidade onde ele cresceu e onde vive sua família. De cara, falou com Fabio Noguchi, apresentado como um dos primeiros treinadores do campeão do UFC. “O que ele sabe ele aprendeu com a gente. Ele sabe o quanto eu ajudei ele”, disse o professor, sem disfarçar a mágoa do pupilo que, segundo a reportagem, só visitou a antiga academia uma vez depois de ficar famoso.

O programa ainda fala que o local não exibe fotos de Anderson Silva e que Noguchi tem um vídeo dele aos 18 anos como única recordação do antigo  aluno. Não fica claro, porém, o motivo da suposta briga entre os envolvidos.

Na sequência, a reportagem vai conhecer a família do lutador. Bia, irmã de criação de Anderson, é quem apresenta a antiga casa, incluindo um modesto quarto que ele dividiu com irmãos na infância. No dia seguinte, o jornalista volta à casa para terminar o trabalho entrevistando o pai do lutador, mas ouve um “não” como resposta.

“Ele [Anderson Silva] ligou e disse: “Para tudo. Não tem a autorização da 9ine”, disse a irmã Bia, explicando que o pedido partiu do próprio lutador e que a entrevista com o pai dele só aconteceria com um aval da agência. “É difícil para a gente. É chique [ter assessoria], mas é meio chato”, completou Bia.

Repentinamente, no entanto, o repórter foi convidado a entrar na casa e conversar com Juarez Silva. “Para mim, o que aconteceu é que ele quis falar”, disse o repórter Fernando David a Caco Barcellos, em conversa exibida pelo programa e que deu a entender que Anderson não chegou a autorizar o pai a falar.

A imagem de que  é marrento e não quis dar entrevista irritou Anderson Silva, que protestou no Twitter. “Fiquei muito triste com o que vi hoje. Não chegaria até aqui sendo arrogante. Quem conhece minha história sabe do que estou falando. Você procura fazer tudo certo, se mantém focado no objetivo, que é treinar, pois tem um grande desafio pela frente, e alguns preferem te ferir com golpes baixos e distorcidos. A cada dia eu aprendo que não importa o quanto você bate, e sim o quanto aguenta apanhar”, escreveu o lutador.

No fim do programa, Caco Barcellos ainda alerta ao telespectador que o site do Profissão Repórter apresenta uma entrevista exclusiva com Anderson Silva. Na verdade, trata-se da íntegra da conversa inicial entre o repórter Fernando David e o lutador em um evento no Rio, na qual o campeão do UFC compara a violência do MMA à Fórmula 1 e aos futebol, comenta sobre a expectativa para a próxima luta e fala sobre o status de ídolo repentino que ganhou.

O episódio, é claro, dividiu opiniões no Twitter:

“A Globo está cuspindo na cara do Anderson Silva, sendo que foi esse cara que ‘trouxe’ a fama do UFC pro Brasil, que palhaçada”, escreveu @BuballooAzul.

“Nossa o Anderson Silva tem várias casas e a familia continua na mesma vida humilde de antes. =/”, escreveu @vee_alvees

“Sacanagem do @profreporter com o @SpiderAnderson! A entrevista foi concedida sim – que manipulação ridícula!”, escreveu @renatomo, referindo à entrevista na íntegra, publicada no site do programa.

Fonte: UOL Esporte

2 comentários:

Unknown disse...

Na minha opinião marrento ai foi a Globo que não aceitou e não respeito os contratos que o Anderson Silva tem e apelou tentando colocar com público contra ele. Porque as outras emissoras tem que respeitar o contrato que a Globo impõe e ela mesma não respeita dos outros, como é o caso dos BBB's não poderem conceder entrevistas para outros canais da mídia. Eu faço a minha parte, em casa esse canal é bloqueado.

Luciara disse...

O Anderson Silva foi sim marrento. Não deixou que a familia falasse. Sendo que os treinos pesados e as lutas já tinham passado!