terça-feira, 24 de julho de 2012

Inovação – caminho para o sucesso





Acredito que um grande número de empresas tem fobia pelo que é “novo ou novidade.” Sair da zona de conforto parece ser um grande desafio.

Como já comentei em artigos anteriores, os maiores especialistas em marketing em nível mundial, como por exemplo, Tom Peters e P. kotler, sempre alertaram para o perigo da estagnação. Para não cair na vala comum e se descolar da concorrência é preciso inovar. Tom Peters cunhou uma frase que ficou notabilizada: “inovar ou morrer”.

Gostaria de comentar que essa frase foi levada a sério pela SAMSUNG. Quem era a Samsung há vinte anos? Uma empresa que produzia produtos baratos e de qualidade duvidosa. Nesse período, quem dava as cartas eram seus concorrentes, como Nokia, Sony, Ericson, Motorola etc.Enquanto isso, a Samsung de forma silenciosa, trabalhava sem fazer grandes ondas, não chamando à atenção de seus concorrentes.

Na década do ano dois mil, surge de cara nova, com produtos inovadores e com muita qualidade. Enquanto escrevo esse artigo, a empresa é reconhecida como a grande rival do Iphone e Ipad. Toda essa preocupação com a inovação jogou seus concorrentes num grande abismo. Alguns desapareceram, enquanto outras agonizam.

O exemplo da Samsung deixa claro que a inovação é o caminho para a perpetuidade. Num mundo em que as mudanças acontecem quase na velocidade da luz, é preciso estar atento. Não adianta ficar apegado ao passado. Alguns empresários rebatem dizendo que não mudarão porque “ time que está ganhando não se mexe”. Essa frase se aplica bem ao futebol. Empresas como a Kodak, Motorola, H.P., Mesbla, Yahoo etc., deixam claro que, quem não investir em inovação, enfrentará sérias dificuldades.

Essa máxima se aplica a qualquer negócio, não importando seu tamanho ou número de funcionários. Na verdade, quando se fala em inovação, não significa necessariamente grandes investimentos. Com criatividade e bom senso é possível chamar à atenção de seus clientes e atrair novos consumidores.

Fonte: http://ffescritor.wordpress.com/2012/07/24/inovacao-caminho-para-o-sucesso

Nenhum comentário: